blog-08

Em 2007, a Oxford, uma das mais tradicionais universidades do mundo, divulgou uma pesquisa que diz que, em 20 anos, 47% dos de algumas profissões terão desaparecido, inclusive alguns tradicionais, como professores, médicos e advogados. Pensando nisso, Colégio Leffler adota um perfil de projeto de ensino que aglutine essa possível realidade futuro.

“O Colégio Leffler prepara, não somente para os vestibulares, mas para as carreiras do futuro. Nós teremos aqui cursos de Inteligência Artificial, Programação de Computadores e Robótica, ou seja, estamos preocupados com as novas profissões. A nova revolução industrial já chegou e nós estamos realmente acompanhando esse processo”, destaca o diretor e professor Humberto Prates.

Esse novo empregado, projetado pela pesquisa da Oxford, é chamada de “profissional 4.0”.

Ainda de acordo com o Fórum Econômico Mundial, este profissional precisa ter 10 habilidades – resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, liderança e gestão de pessoas, trabalho em equipe, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisões, orientação e serviços, negociação e flexibilidade cognitiva.

Ex-aluno do Leffler, e doutor em Engenharia 4.0 pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Lucas Robato já percebe essas mudanças no atual conteúdo do mundo profissional. “Nas fábricas e empresas da área da indústria 4.0 as máquinas e sistemas são conectadas entre si e o consumidor. O profissional deve dominar as novas tecnologias onde é preciso exercitar características como criatividade e empreendedorismo para criar soluções inovadoras”, explica. “O profissional dessa nova indústria precisa ter visão ampla, multidisciplinar e pensamento crítico”, conclui.

FONTE: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/243135-colegio-leffler-adota-metodologia-pensando-no-profissional-40-entenda.html