A educação humanizada é mais do que uma metodologia, podendo ser comparada a uma filosofia, onde o aluno é o centro do processo educativo.
Felizmente, a distância entre professores e alunos vem sendo quebrada, modificando de maneira significativa a relação entre quem ensina e quem aprende.
Isso significa possibilitar ao discente:
- expressar a sua opinião,
- errar,
- discordar e buscar por respostas.
Ficou distante o modelo onde o poder do professor previa uma total submissão dos alunos, quando, inclusive, penalidades envolvendo castigos físicos eram aplicadas.
De acordo com o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Diante desses fatos, não é difícil chegar a conclusão de que a valorização do aluno como pessoa integral ocorre a partir de uma educação humanizada.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue a leitura e confira!
O que é educação humanizada?
A educação humanizada consiste em proporcionar resultados positivos, melhorando a interação e o relacionamento entre os professores e alunos.
Vivemos uma época em que as tecnologias disponíveis acabam colaborando para que as pessoas se tornem cada vez mais distantes.
É nesse momento que esse formato pedagógico pode fazer toda a diferença, quando uma nova forma de interação ocorre, onde professores ouvem os seus alunos e possibilitam que eles apresentem as suas opiniões.
Além disso, trata-se da oferta de uma formação completa ao estudante e não apenas acadêmica, incentivando-o a pensar e despertando o seu interesse pela busca do conhecimento.
Um dos pontos que merece atenção com relação a esse modelo é que o foco dos professores vai além da busca pelo bom desempenho acadêmico dos discentes, possibilitando que se sintam confortáveis e seguros para a descoberta de suas potencialidades, preparando-os para enfrentar os desafios.
Quais são os pilares da educação humanizada?
A educação humanizada possui três pilares que precisam ser conhecidos e priorizados no dia a dia das atividades acadêmicas:
Foco no aluno
O primeiro pilar diz respeito ao foco no aluno, onde esse é o centro do processo na educação.
Cada estudante possui necessidades individuais, portanto, precisa receber a atenção de acordo com a sua personalidade, quando deve ter reconhecido o seu:
- estilo de aprendizagem,
- habilidades,
- interesses.
O resultado para essa ação ocorre na obtenção de uma maior engajamento dos alunos, melhor desempenho, a criação do senso de pertencimento e a motivação para aprender.
Ambiente inclusivo
O ambiente é considerado inclusivo a partir do momento em que todos os estudantes, independente de suas origens, através de suas identidades ou perspectivas, recebem a devida valorização, são respeitados e possuem as mesmas oportunidades de se expressarem.
Isso significa receber pessoas que possuam algum tipo de deficiência, doenças e transtornos, oferecendo a elas condições adequadas para que possam desenvolver e potencializar suas habilidades:
- sociais,
- emocionais.
Esse pilar contribui para que o estudante se sinta pertencente àquele ambiente, portanto, bem recebido e confortável para o desempenho de seus estudos.
Desenvolvimento socioemocional
Por fim, é preciso também que a instituição de ensino priorize o desenvolvimento socioemocional de seus alunos.
É necessário promover a interconexão das emoções, dos aspectos sociais e acadêmicos, cooperando para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e transformando os alunos em cidadãos conscientes e equilibrados.
O terceiro pilar da educação humanizada é voltado ao desenvolvimento integral, promovendo o sucesso na escola e na futura carreira profissional, resultando em um bem-estar na vida de forma geral.
Isso ocorre a partir da:
- autogestão,
- engajamento com os outros alunos e professores,
- amabilidade,
- abertura às novidades.
Como a educação humanizada impacta meu filho?
A educação humanizada aproxima as pessoas. Ela contribui para que a criança ou o adolescente estejam motivados para sair de casa, encontrar os amigos e aprender.
O estudante sabe que pode confiar e compartilhar as suas dúvidas, quando será ouvido por todos, recebendo a devida atenção e sendo encorajado a continuar pela busca do conhecimento.
Essa combinação de sentimentos transforma o aprendizado em uma ação agradável e prazerosa e não em uma obrigação cansativa e causadora de estresse.
Isso significa oferecer a seu filho, a partir desse modelo, um desenvolvimento integral, promovendo a motivação e o engajamento com o estudo.
Conheça o Colégio Leffler!
O Colégio Leffler é um dos maiores defensores da educação humanizada, possuindo sua infraestrutura e ambientes voltados ao bem-estar de seus alunos.
Além disso, toda a equipe docente está capacitada para oferecer as melhores experiências e diversos projetos fazem parte do dia a dia das operações, como, por exemplo:
- robótica e pensamento computacional,
- ensino olímpico e olimpíadas do conhecimento,
- competições recreativas,
- iniciação científica e muito mais.
Se você está em busca de um colégio que valorize e aplique a educação humanizada, vale a pena conhecer o Leffler.
Acesse agora nosso site para conhecer detalhes ou envie uma mensagem para saber mais sobre a nossa metodologia de ensino!