PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO 5.0
“A tecnologia não tem propósito em si mesma. Ela é uma ferramenta importante, mas o alvo está no conhecimento e autoconhecimento para um projeto de vida”, afirma o professor e diretor de tecnologia Breno Gramacho. Por este motivo, nós estamos constantemente trabalhando a fim de tornar a tecnologia uma aliada para a formação dos nossos alunos.
Além de oferecermos monitorias, utilizamos análise de dados e técnicas aplicadas em inteligência artificial para entender como nossos alunos aprendem. Dessa forma, podemos acompanhar o desenvolvimento do aluno em parceria com as famílias, enxergando mais claramente as suas necessidades e pontos fortes e, assim, adequar e personalizar o ensino através da tecnologia educacional.
Nós utilizamos, por exemplo, de análise de dados e sistemas autônomos para entender o próprio processo de ensino-aprendizagem, incentivando estudantes a desenvolver não apenas hard skills (habilidades técnicas), mas também as soft skills (competências sociais e emocionais).
Uma vez identificado um ponto a se desenvolver, a coordenação proporciona aulas, atendimento pedagógico e comunicação com os pais e responsáveis. Além do suporte de professores, com reconhecida competência nos vestibulares mais concorridos do país, a atenção individualizada permite que o estudante não fique para trás: ele não é apenas um em meio à multidão.
E quanto às competências sociais e emocionais? Um de nossos grandes diferenciais é o estímulo às habilidades socioemocionais dos estudantes, competências que geram grandes impactos na vida de nossos alunos. Com importância cada vez mais clara para o mercado de trabalho e para a vida pessoal, habilidades como oratória, criatividade, inteligência emocional, desenvolvimento de projetos, autonomia, liderança e trabalho em equipe não ficam em segundo plano no Leffler. Todas elas mostram-se tão essenciais para a vida dos estudantes quanto ter domínio da linguagem, da matemática, bem como de outras ciências ou áreas do conhecimento.
Essas competências são trabalhadas não apenas no dia a dia, no convívio ou no respeito com professores, equipe e colegas, mas, principalmente, em atividades realizadas no colégio, como a preparação para simulações da ONU, competições acadêmicas e concursos internacionais, por exemplo. Nós oferecemos, às famílias e aos estudantes, um ambiente de formação humana completa e relevante aos mais diferentes mercados de trabalho.
“Aqui no Leffler, a prova é parte da preparação para os vestibulares, mas o pouco que fazemos, dia a dia, nos prepara para a vida”, afirma professor Breno Gramacho, referindo-se ao processo de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos não só pela escola, mas também pela família.
Estudar no Leffler é um constante descobrir de competências e habilidades. “Aqui, o aluno está feliz em aprender”, comenta o professor Humberto Prates, diretor geral do Colégio Leffler. E toda essa vivência no aprender tem sido estendida aos estudantes mais jovens: além das séries do ensino médio, ampliamos nosso ensino para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Mais do que celulares, precisamos de pessoas realmente conectadas com um futuro para todos. A Educação 5.0 chegou e o Colégio Leffler está preparado para os desafios da educação e das carreiras do futuro: nossos alunos têm a preparação e o acompanhamento completo que só uma escola olímpica global pode oferecer.