PROJETOS

Desde o 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio os nossos alunos podem conviver com disciplinas extracurriculares que transformam e potencializam o aprendizado.

Os projetos e extracurriculares oferecidos pelo Colégio Leffler são de alta performance e elevam a potência pessoal e interpessoal dos estudantes:

Leffler MUN – Simulações da ONU

A Leffler Model United Nations – Leffler MUN – é um projeto baseado no modelo da Assembleia Geral da ONU e oferece aos estudantes a possibilidade de participar de simulações sobre temas contemporâneos e de interesse mundial. Desde cedo incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais como liderança, comunicação, negociação, oratória e desenvolvimento de projetos, trabalhando problemas globais e estimulando o raciocínio político-estratégico.

O treinamento para as Model United Nations é realizado com nossos alunos ao longo do ano e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades e a imersão em diferentes culturas, tradições, histórias e contextos políticos, contribuindo assim para o fortalecimento do trabalho em equipe e do respeito mútuo.

Com essa preparação, os alunos podem participar de simulações da ONU ao redor do mundo, inclusive as de Harvard e Yale.

Centro de Pesquisa do Colégio Leffler – CPCL

Para oferecer ainda mais apoio e suporte aos alunos em diversas áreas do conhecimento, o Leffler criou um centro de pesquisa que fomenta projetos de pesquisa e artigos científicos dos estudantes com auxílio de professores mestres e doutores.

Um dos primeiros projetos de pesquisa trabalhados com o suporte do centro, é um projeto de pesquisa em Inteligência Artificial, Física Computacional e Ensino e Aprendizado de física, e também a publicação na revista científica, Revista Brasileira de Ensino de Física, Qualis A1, de grande renome do artigo “Ensino de Física mediado pelo Machine Learning: O caso do pêndulo simples” desenvolvido por alunos do ensino médio com orientação e todo suporte do Professor Humberto Prates. O artigo introduz uma abordagem inovadora para o ensino de física, incorporando o aprendizado de máquina ao estudo clássico do pêndulo simples.

Clique aqui para baixar o PDF do artigo e embarque nessa jornada de conhecimento!

Leffler Science Week

Ainda no estímulo às ciências, o Colégio Leffler apresenta a Leffler Science Week, um evento anual de carácter científico e multidisciplinar que tem como objetivo promover e desenvolver habilidades técnico-científicas entre os estudantes do ensino fundamental e ensino médio através do planejamento, execução e apresentação de trabalhos científicos construídos ao longo do ano.

O evento também busca proporcionar a integração da comunidade escolar com o ambiente acadêmico, técnico e científico da cidade de Salvador e região metropolitana através de exposições, workshops e palestras externas de universidades, laboratórios, núcleos, empresas e outras instituições que promovam a divulgação científica.

Robótica e Pensamento Computacional

A robótica é uma ciência interdisciplinar que possibilita aos estudantes entenderem como as máquinas e outros mecanismos que desempenham tarefas autonomamente funcionam. Possibilita uma aprendizagem mais lúdica e realista do ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

E o pensamento computacional envolve o contato com novas linguagens e com um novo modo de pensar, estimulando o desenvolvimento sociocognitivo. É utilizar informações e a lógica como aliados na solução de diversos problemas e também transformar problemas complexos em algo mais fácil de se compreender.

Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento

A preparação específica e eficiente para olimpíadas acadêmicas contribui significativamente para o desenvolvimento do estudante.

As olimpíadas científicas e do conhecimento são uma forma valiosa de incentivar a vontade de aprender e de se superar, e ainda projetam um aprofundamento dos conteúdos e a elevação do nível de aprendizagem dos estudantes, com a valorização do conhecimento em diversas áreas como saúde, humanas, exatas, tecnologia e ciências.

O ensino do Leffler também conta com aulas específicas para as olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, física e química dentro da grade curricular de aulas. Além de possuirmos uma equipe olímpica que fica responsável pela inscrição da escola nas olimpíadas e também pela divulgação e todo suporte necessário para as competições.

Essa preparação faz uma grande diferença no futuro dos alunos, não somente os ajudando a se tornarem mais fortes, habilidosos e adaptáveis para superar desafios, mas também por ser um meio de ingresso em algumas universidades públicas que oferecem vagas aos estudantes medalhistas em competições no Brasil e internacionais.

LAR – Leffler Ação e Reação

Baseando-se na metodologia STEAM, que é uma metodologia ativa baseada em projetos, pensamos o LAR – Leffler Ação e Reação. Um projeto onde buscamos trazer uma competição recreativa aos alunos, com atividades que facilitem o aprendizado interdisciplinar, estimulem a solidariedade e incentivam a socialização.

O LAR busca estimular também a autonomia dos estudantes, trazendo-os ao centro do seu próprio aprendizado e desenvolvendo valores como solidariedade, colaboração, respeito, interação e responsabilidade.

Além da metodologia STEAM, baseamos o projeto com atividades que irão trabalhar as habilidades e competências consideradas importantes para o desenvolvimento dos alunos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de também ser um projeto onde se afloram novos talentos e aprendizados práticos e divertidos.

LICAP

O Colégio Leffler posiciona-se como uma escola não somente olímpica, mas internacional. Por meio do Leffler’s Internacional Advising Program (LICAP), formamos jovens para atuar em um mundo interconectado e obter conquistas fora das fronteiras nacionais.

Por meio das aulas, nossos counselors e advisors auxiliam os alunos Leffler no caminho para aprovações internacionais. Os encontros englobam aulas preparatórias para processos seletivos universitários, provas de conhecimento – como o Scholastic Aptitude Test (SAT) -, testes de inglês como segunda língua e processos de seleção para bolsas de estudo no exterior.

Além do estudo para a aprovação em instituições estrangeiras, incentivamos e preparamos nossos alunos para participar de competições e eventos mundiais. A participação nessas atividades, além de ser extremamente rica para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, é essencial para o processo de aplicação das universidades mais concorridas e renomadas do mundo.

Clique aqui para ver o School Profile

Itinerário Formativos

Os Itinerários Formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o Ensino Médio.

Eles representam a principal mudança introduzida com o Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diverso, atendendo melhor às necessidades dos jovens.

A carga horária do Novo Ensino Médio será dividida entre os itinerários formativos e as disciplinas obrigatórias estipuladas na BNCC.

Curso de Inglês – Leffler Immersion

O Leffler como uma escola olímpica e internacional busca oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades mundiais. E muitas dessas oportunidades requisitam a língua inglesa. O Leffler Immersion busca suprir essa necessidade dos nossos alunos, trazendo a formação da língua do nível mais básico ao mais avançado desde o Ensino Fundamental II.

O curso trabalha a língua inglesa sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa, tendo em vista o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (speaking, reading, writing e listening) e em paralelo trabalha as habilidades sociais e socioemocionais (pensamento crítico, responsabilidade social, colaboração, pensamento criativo, comunicação e aprender a aprender).

O Leffler Immersion é realizado no turno vespertino e conta com os materiais das principais editoras de inglês, a Cambridge, a Oxford e a MacMillan.

Protagonismo e Projeto de Vida

Um dos nossos grandes diferenciais é que, para além da preparação para o vestibular, o Colégio Leffler prepara o aluno para a vida. Pensando nisso, desenvolvemos projetos para estimular as habilidades socioemocionais dos estudantes, competências que geram grande impacto na vida dos nossos alunos.

No Protagonismo e Projeto de Vida será desenvolvido um trabalho que potencialize um processo de autoconhecimento, busca pela autonomia e autoria. A fim de alcançar esses objetivos, serão propostas atividades que incentivem a participação e o engajamento dos alunos, que possibilitem a escuta, o levantamento de hipóteses, a argumentação e a resolução de problemas. Para isso, serão trabalhados conceitos estruturantes para o itinerário como um todo, tais como, ideologia, ética, empreendedorismo, e pirâmide das necessidades de Maslow.

Iniciação Científica

Com o objetivo de estimular os estudantes que têm aptidão e sonham em atuar nas áreas das ciências, o Colégio Leffler busca trazer a iniciação científica e trabalhar com os alunos o planejamento e a execução de projetos, principalmente ligados a bioinformática e com posterior submissão à revistas científicas na forma de artigos e à feiras como a FEBRACE.

No projeto o aluno tem um acompanhamento e uma iniciação ao mundo científico através da prática, que o permite enxergar a longo prazo a consolidação do seu desenvolvimento acadêmico.

Há também o projeto do Jovem Cientista que busca trabalhar com os alunos, desde o início do ano letivo, atividades em laboratório com testagem da técnica e da prática de experimentos aprendidos teoricamente em sala de aula. O foco é encontrar alternativas e utilidades sociais para esses experimentos.

Leffler MUN - Simulações da ONU

Leffler MUN – Simulações da ONU

A Leffler Model United Nations – Leffler MUN – é um projeto baseado no modelo da Assembleia Geral da ONU e oferece aos estudantes a possibilidade de participar de simulações sobre temas contemporâneos e de interesse mundial. Desde cedo incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais como liderança, comunicação, negociação, oratória e desenvolvimento de projetos, trabalhando problemas globais e estimulando o raciocínio político-estratégico.

O treinamento para as Model United Nations é realizado com nossos alunos ao longo do ano e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades e a imersão em diferentes culturas, tradições, histórias e contextos políticos, contribuindo assim para o fortalecimento do trabalho em equipe e do respeito mútuo.

Com essa preparação, os alunos podem participar de simulações da ONU ao redor do mundo, inclusive as de Harvard e Yale.

Iniciação Científica

Iniciação Científica

Com o objetivo de estimular os estudantes que têm aptidão e sonham em atuar nas áreas das ciências, o Colégio Leffler busca trazer a iniciação científica e trabalhar com os alunos o planejamento e a execução de projetos, principalmente ligados a bioinformática e com posterior submissão à revistas científicas na forma de artigos e à feiras como a FEBRACE.

No projeto o aluno tem um acompanhamento e uma iniciação ao mundo científico através da prática, que o permite enxergar a longo prazo a consolidação do seu desenvolvimento acadêmico.

Há também o projeto do Jovem Cientista que busca trabalhar com os alunos, desde o início do ano letivo, atividades em laboratório com testagem da técnica e da prática de experimentos aprendidos teoricamente em sala de aula. O foco é encontrar alternativas e utilidades sociais para esses experimentos.

Leffler Science Week

Leffler Science Week

Ainda no estímulo às ciências, o Colégio Leffler apresenta a Leffler Science Week, um evento anual de carácter científico e multidisciplinar que tem como objetivo promover e desenvolver habilidades técnico-científicas entre os estudantes do ensino fundamental e ensino médio através do planejamento, execução e apresentação de trabalhos científicos construídos ao longo do ano.

O evento também busca proporcionar a integração da comunidade escolar com o ambiente acadêmico, técnico e científico da cidade de Salvador e região metropolitana através de exposições, workshops e palestras externas de universidades, laboratórios, núcleos, empresas e outras instituições que promovam a divulgação científica.

Robótica e Pensamento Computacional

Robótica e Pensamento Computacional

A robótica é uma ciência interdisciplinar que possibilita aos estudantes entenderem como as máquinas e outros mecanismos que desempenham tarefas autonomamente funcionam. Possibilita uma aprendizagem mais lúdica e realista do ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

E o pensamento computacional envolve o contato com novas linguagens e com um novo modo de pensar, estimulando o desenvolvimento sociocognitivo. É utilizar informações e a lógica como aliados na solução de diversos problemas e também transformar problemas complexos em algo mais fácil de se compreender.

Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento

Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento

A preparação específica e eficiente para olimpíadas acadêmicas contribui significativamente para o desenvolvimento do estudante.

As olimpíadas científicas e do conhecimento são uma forma valiosa de incentivar a vontade de aprender e de se superar, e ainda projetam um aprofundamento dos conteúdos e a elevação do nível de aprendizagem dos estudantes, com a valorização do conhecimento em diversas áreas como saúde, humanas, exatas, tecnologia e ciências.

O ensino do Leffler também conta com aulas específicas para as olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, física e química dentro da grade curricular de aulas. Além de possuirmos uma equipe olímpica que fica responsável pela inscrição da escola nas olimpíadas e também pela divulgação e todo suporte necessário para as competições.

Essa preparação faz uma grande diferença no futuro dos alunos, não somente os ajudando a se tornarem mais fortes, habilidosos e adaptáveis para superar desafios, mas também por ser um meio de ingresso em algumas universidades públicas que oferecem vagas aos estudantes medalhistas em competições no Brasil e internacionais.

LAR - Leffler Ação e Reação

LAR – Leffler Ação e Reação

Baseando-se na metodologia STEAM, que é uma metodologia ativa baseada em projetos, pensamos o LAR – Leffler Ação e Reação. Um projeto onde buscamos trazer uma competição recreativa aos alunos, com atividades que facilitem o aprendizado interdisciplinar, estimulem a solidariedade e incentivam a socialização.

O LAR busca estimular também a autonomia dos estudantes, trazendo-os ao centro do seu próprio aprendizado e desenvolvendo valores como solidariedade, colaboração, respeito, interação e responsabilidade.

Além da metodologia STEAM, baseamos o projeto com atividades que irão trabalhar as habilidades e competências consideradas importantes para o desenvolvimento dos alunos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de também ser um projeto onde se afloram novos talentos e aprendizados práticos e divertidos.

LICAP

LICAP

O Colégio Leffler posiciona-se como uma escola não somente olímpica, mas internacional. Por meio do Leffler’s Internacional Advising Program (LICAP), formamos jovens para atuar em um mundo interconectado e obter conquistas fora das fronteiras nacionais.

Por meio das aulas, nossos counselors e advisors auxiliam os alunos Leffler no caminho para aprovações internacionais. Os encontros englobam aulas preparatórias para processos seletivos universitários, provas de conhecimento – como o Scholastic Aptitude Test (SAT) -, testes de inglês como segunda língua e processos de seleção para bolsas de estudo no exterior.

Além do estudo para a aprovação em instituições estrangeiras, incentivamos e preparamos nossos alunos para participar de competições e eventos mundiais. A participação nessas atividades, além de ser extremamente rica para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, é essencial para o processo de aplicação das universidades mais concorridas e renomadas do mundo.

Clique aqui para ver o School Profile

Itinerário Formativos

Itinerário Formativos

Os Itinerários Formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o Ensino Médio.

Eles representam a principal mudança introduzida com o Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diverso, atendendo melhor às necessidades dos jovens.

A carga horária do Novo Ensino Médio será dividida entre os itinerários formativos e as disciplinas obrigatórias estipuladas na BNCC.

Curso de Inglês - Leffler Immersion

Curso de Inglês – Leffler Immersion

O Leffler como uma escola olímpica e internacional busca oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades mundiais. E muitas dessas oportunidades requisitam a língua inglesa. O Leffler Immersion busca suprir essa necessidade dos nossos alunos, trazendo a formação da língua do nível mais básico ao mais avançado desde o Ensino Fundamental II.

O curso trabalha a língua inglesa sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa, tendo em vista o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (speaking, reading, writing e listening) e em paralelo trabalha as habilidades sociais e socioemocionais (pensamento crítico, responsabilidade social, colaboração, pensamento criativo, comunicação e aprender a aprender).

O Leffler Immersion é realizado no turno vespertino e conta com os materiais das principais editoras de inglês, a Cambridge, a Oxford e a MacMillan.

Protagonismo e Projeto de Vida

Protagonismo e Projeto de Vida

Um dos nossos grandes diferenciais é que, para além da preparação para o vestibular, o Colégio Leffler prepara o aluno para a vida. Pensando nisso, desenvolvemos projetos para estimular as habilidades socioemocionais dos estudantes, competências que geram grande impacto na vida dos nossos alunos.

No Protagonismo e Projeto de Vida será desenvolvido um trabalho que potencialize um processo de autoconhecimento, busca pela autonomia e autoria. A fim de alcançar esses objetivos, serão propostas atividades que incentivem a participação e o engajamento dos alunos, que possibilitem a escuta, o levantamento de hipóteses, a argumentação e a resolução de problemas. Para isso, serão trabalhados conceitos estruturantes para o itinerário como um todo, tais como, ideologia, ética, empreendedorismo, e pirâmide das necessidades de Maslow.