PROJETOS
Desde o 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio os nossos alunos podem conviver com disciplinas extracurriculares que transformam e potencializam o aprendizado.
Os projetos e extracurriculares oferecidos pelo Colégio Leffler são de alta performance e elevam a potência pessoal e interpessoal dos estudantes:
- Leffler MUN - Simulações da ONU
- Centro de Pesquisa do Colégio Leffler - CPCL
- Leffler Science Week
- Robótica e Pensamento Computacional
- Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento
- LAR - Leffler Ação e Reação
- LICAP
- Itinerário Formativos
- Curso de Inglês - Leffler Immersion
- Protagonismo e Projeto de Vida
- Iniciação Científica
Leffler MUN – Simulações da ONU
A Leffler Model United Nations – Leffler MUN – é um projeto baseado no modelo da Assembleia Geral da ONU e oferece aos estudantes a possibilidade de participar de simulações sobre temas contemporâneos e de interesse mundial. Desde cedo incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais como liderança, comunicação, negociação, oratória e desenvolvimento de projetos, trabalhando problemas globais e estimulando o raciocínio político-estratégico.
O treinamento para as Model United Nations é realizado com nossos alunos ao longo do ano e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades e a imersão em diferentes culturas, tradições, histórias e contextos políticos, contribuindo assim para o fortalecimento do trabalho em equipe e do respeito mútuo.
Com essa preparação, os alunos podem participar de simulações da ONU ao redor do mundo, inclusive as de Harvard e Yale.
Centro de Pesquisa do Colégio Leffler – CPCL
Para oferecer ainda mais apoio e suporte aos alunos em diversas áreas do conhecimento, o Leffler criou um centro de pesquisa que fomenta projetos de pesquisa e artigos científicos dos estudantes com auxílio de professores mestres e doutores.
Um dos primeiros projetos de pesquisa trabalhados com o suporte do centro, é um projeto de pesquisa em Inteligência Artificial, Física Computacional e Ensino e Aprendizado de física, e também a publicação na revista científica, Revista Brasileira de Ensino de Física, Qualis A1, de grande renome do artigo “Ensino de Física mediado pelo Machine Learning: O caso do pêndulo simples” desenvolvido por alunos do ensino médio com orientação e todo suporte do Professor Humberto Prates. O artigo introduz uma abordagem inovadora para o ensino de física, incorporando o aprendizado de máquina ao estudo clássico do pêndulo simples.
Clique aqui para baixar o PDF do artigo e embarque nessa jornada de conhecimento!
Leffler Science Week
Ainda no estímulo às ciências, o Colégio Leffler apresenta a Leffler Science Week, um evento anual de carácter científico e multidisciplinar que tem como objetivo promover e desenvolver habilidades técnico-científicas entre os estudantes do ensino fundamental e ensino médio através do planejamento, execução e apresentação de trabalhos científicos construídos ao longo do ano.
O evento também busca proporcionar a integração da comunidade escolar com o ambiente acadêmico, técnico e científico da cidade de Salvador e região metropolitana através de exposições, workshops e palestras externas de universidades, laboratórios, núcleos, empresas e outras instituições que promovam a divulgação científica.
Robótica e Pensamento Computacional
A robótica é uma ciência interdisciplinar que possibilita aos estudantes entenderem como as máquinas e outros mecanismos que desempenham tarefas autonomamente funcionam. Possibilita uma aprendizagem mais lúdica e realista do ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
E o pensamento computacional envolve o contato com novas linguagens e com um novo modo de pensar, estimulando o desenvolvimento sociocognitivo. É utilizar informações e a lógica como aliados na solução de diversos problemas e também transformar problemas complexos em algo mais fácil de se compreender.
Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento
A preparação específica e eficiente para olimpíadas acadêmicas contribui significativamente para o desenvolvimento do estudante.
As olimpíadas científicas e do conhecimento são uma forma valiosa de incentivar a vontade de aprender e de se superar, e ainda projetam um aprofundamento dos conteúdos e a elevação do nível de aprendizagem dos estudantes, com a valorização do conhecimento em diversas áreas como saúde, humanas, exatas, tecnologia e ciências.
O ensino do Leffler também conta com aulas específicas para as olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, física e química dentro da grade curricular de aulas. Além de possuirmos uma equipe olímpica que fica responsável pela inscrição da escola nas olimpíadas e também pela divulgação e todo suporte necessário para as competições.
Essa preparação faz uma grande diferença no futuro dos alunos, não somente os ajudando a se tornarem mais fortes, habilidosos e adaptáveis para superar desafios, mas também por ser um meio de ingresso em algumas universidades públicas que oferecem vagas aos estudantes medalhistas em competições no Brasil e internacionais.
LAR – Leffler Ação e Reação
Baseando-se na metodologia STEAM, que é uma metodologia ativa baseada em projetos, pensamos o LAR – Leffler Ação e Reação. Um projeto onde buscamos trazer uma competição recreativa aos alunos, com atividades que facilitem o aprendizado interdisciplinar, estimulem a solidariedade e incentivam a socialização.
O LAR busca estimular também a autonomia dos estudantes, trazendo-os ao centro do seu próprio aprendizado e desenvolvendo valores como solidariedade, colaboração, respeito, interação e responsabilidade.
Além da metodologia STEAM, baseamos o projeto com atividades que irão trabalhar as habilidades e competências consideradas importantes para o desenvolvimento dos alunos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de também ser um projeto onde se afloram novos talentos e aprendizados práticos e divertidos.
LICAP
O Colégio Leffler posiciona-se como uma escola não somente olímpica, mas internacional. Por meio do Leffler’s Internacional Advising Program (LICAP), formamos jovens para atuar em um mundo interconectado e obter conquistas fora das fronteiras nacionais.
Por meio das aulas, nossos counselors e advisors auxiliam os alunos Leffler no caminho para aprovações internacionais. Os encontros englobam aulas preparatórias para processos seletivos universitários, provas de conhecimento – como o Scholastic Aptitude Test (SAT) -, testes de inglês como segunda língua e processos de seleção para bolsas de estudo no exterior.
Além do estudo para a aprovação em instituições estrangeiras, incentivamos e preparamos nossos alunos para participar de competições e eventos mundiais. A participação nessas atividades, além de ser extremamente rica para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, é essencial para o processo de aplicação das universidades mais concorridas e renomadas do mundo.
Itinerário Formativos
Os Itinerários Formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o Ensino Médio.
Eles representam a principal mudança introduzida com o Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diverso, atendendo melhor às necessidades dos jovens.
A carga horária do Novo Ensino Médio será dividida entre os itinerários formativos e as disciplinas obrigatórias estipuladas na BNCC.
Curso de Inglês – Leffler Immersion
O Leffler como uma escola olímpica e internacional busca oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades mundiais. E muitas dessas oportunidades requisitam a língua inglesa. O Leffler Immersion busca suprir essa necessidade dos nossos alunos, trazendo a formação da língua do nível mais básico ao mais avançado desde o Ensino Fundamental II.
O curso trabalha a língua inglesa sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa, tendo em vista o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (speaking, reading, writing e listening) e em paralelo trabalha as habilidades sociais e socioemocionais (pensamento crítico, responsabilidade social, colaboração, pensamento criativo, comunicação e aprender a aprender).
O Leffler Immersion é realizado no turno vespertino e conta com os materiais das principais editoras de inglês, a Cambridge, a Oxford e a MacMillan.
Protagonismo e Projeto de Vida
Um dos nossos grandes diferenciais é que, para além da preparação para o vestibular, o Colégio Leffler prepara o aluno para a vida. Pensando nisso, desenvolvemos projetos para estimular as habilidades socioemocionais dos estudantes, competências que geram grande impacto na vida dos nossos alunos.
No Protagonismo e Projeto de Vida será desenvolvido um trabalho que potencialize um processo de autoconhecimento, busca pela autonomia e autoria. A fim de alcançar esses objetivos, serão propostas atividades que incentivem a participação e o engajamento dos alunos, que possibilitem a escuta, o levantamento de hipóteses, a argumentação e a resolução de problemas. Para isso, serão trabalhados conceitos estruturantes para o itinerário como um todo, tais como, ideologia, ética, empreendedorismo, e pirâmide das necessidades de Maslow.
Iniciação Científica
Com o objetivo de estimular os estudantes que têm aptidão e sonham em atuar nas áreas das ciências, o Colégio Leffler busca trazer a iniciação científica e trabalhar com os alunos o planejamento e a execução de projetos, principalmente ligados a bioinformática e com posterior submissão à revistas científicas na forma de artigos e à feiras como a FEBRACE.
No projeto o aluno tem um acompanhamento e uma iniciação ao mundo científico através da prática, que o permite enxergar a longo prazo a consolidação do seu desenvolvimento acadêmico.
Há também o projeto do Jovem Cientista que busca trabalhar com os alunos, desde o início do ano letivo, atividades em laboratório com testagem da técnica e da prática de experimentos aprendidos teoricamente em sala de aula. O foco é encontrar alternativas e utilidades sociais para esses experimentos.
Leffler MUN - Simulações da ONU
Leffler MUN – Simulações da ONU
A Leffler Model United Nations – Leffler MUN – é um projeto baseado no modelo da Assembleia Geral da ONU e oferece aos estudantes a possibilidade de participar de simulações sobre temas contemporâneos e de interesse mundial. Desde cedo incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais como liderança, comunicação, negociação, oratória e desenvolvimento de projetos, trabalhando problemas globais e estimulando o raciocínio político-estratégico.
O treinamento para as Model United Nations é realizado com nossos alunos ao longo do ano e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades e a imersão em diferentes culturas, tradições, histórias e contextos políticos, contribuindo assim para o fortalecimento do trabalho em equipe e do respeito mútuo.
Com essa preparação, os alunos podem participar de simulações da ONU ao redor do mundo, inclusive as de Harvard e Yale.
Iniciação Científica
Iniciação Científica
Com o objetivo de estimular os estudantes que têm aptidão e sonham em atuar nas áreas das ciências, o Colégio Leffler busca trazer a iniciação científica e trabalhar com os alunos o planejamento e a execução de projetos, principalmente ligados a bioinformática e com posterior submissão à revistas científicas na forma de artigos e à feiras como a FEBRACE.
No projeto o aluno tem um acompanhamento e uma iniciação ao mundo científico através da prática, que o permite enxergar a longo prazo a consolidação do seu desenvolvimento acadêmico.
Há também o projeto do Jovem Cientista que busca trabalhar com os alunos, desde o início do ano letivo, atividades em laboratório com testagem da técnica e da prática de experimentos aprendidos teoricamente em sala de aula. O foco é encontrar alternativas e utilidades sociais para esses experimentos.
Leffler Science Week
Leffler Science Week
Ainda no estímulo às ciências, o Colégio Leffler apresenta a Leffler Science Week, um evento anual de carácter científico e multidisciplinar que tem como objetivo promover e desenvolver habilidades técnico-científicas entre os estudantes do ensino fundamental e ensino médio através do planejamento, execução e apresentação de trabalhos científicos construídos ao longo do ano.
O evento também busca proporcionar a integração da comunidade escolar com o ambiente acadêmico, técnico e científico da cidade de Salvador e região metropolitana através de exposições, workshops e palestras externas de universidades, laboratórios, núcleos, empresas e outras instituições que promovam a divulgação científica.
Robótica e Pensamento Computacional
Robótica e Pensamento Computacional
A robótica é uma ciência interdisciplinar que possibilita aos estudantes entenderem como as máquinas e outros mecanismos que desempenham tarefas autonomamente funcionam. Possibilita uma aprendizagem mais lúdica e realista do ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
E o pensamento computacional envolve o contato com novas linguagens e com um novo modo de pensar, estimulando o desenvolvimento sociocognitivo. É utilizar informações e a lógica como aliados na solução de diversos problemas e também transformar problemas complexos em algo mais fácil de se compreender.
Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento
Ensino Olímpico e Olimpíadas do Conhecimento
A preparação específica e eficiente para olimpíadas acadêmicas contribui significativamente para o desenvolvimento do estudante.
As olimpíadas científicas e do conhecimento são uma forma valiosa de incentivar a vontade de aprender e de se superar, e ainda projetam um aprofundamento dos conteúdos e a elevação do nível de aprendizagem dos estudantes, com a valorização do conhecimento em diversas áreas como saúde, humanas, exatas, tecnologia e ciências.
O ensino do Leffler também conta com aulas específicas para as olimpíadas nacionais e internacionais de matemática, física e química dentro da grade curricular de aulas. Além de possuirmos uma equipe olímpica que fica responsável pela inscrição da escola nas olimpíadas e também pela divulgação e todo suporte necessário para as competições.
Essa preparação faz uma grande diferença no futuro dos alunos, não somente os ajudando a se tornarem mais fortes, habilidosos e adaptáveis para superar desafios, mas também por ser um meio de ingresso em algumas universidades públicas que oferecem vagas aos estudantes medalhistas em competições no Brasil e internacionais.
LAR - Leffler Ação e Reação
LAR – Leffler Ação e Reação
Baseando-se na metodologia STEAM, que é uma metodologia ativa baseada em projetos, pensamos o LAR – Leffler Ação e Reação. Um projeto onde buscamos trazer uma competição recreativa aos alunos, com atividades que facilitem o aprendizado interdisciplinar, estimulem a solidariedade e incentivam a socialização.
O LAR busca estimular também a autonomia dos estudantes, trazendo-os ao centro do seu próprio aprendizado e desenvolvendo valores como solidariedade, colaboração, respeito, interação e responsabilidade.
Além da metodologia STEAM, baseamos o projeto com atividades que irão trabalhar as habilidades e competências consideradas importantes para o desenvolvimento dos alunos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de também ser um projeto onde se afloram novos talentos e aprendizados práticos e divertidos.
LICAP
LICAP
O Colégio Leffler posiciona-se como uma escola não somente olímpica, mas internacional. Por meio do Leffler’s Internacional Advising Program (LICAP), formamos jovens para atuar em um mundo interconectado e obter conquistas fora das fronteiras nacionais.
Por meio das aulas, nossos counselors e advisors auxiliam os alunos Leffler no caminho para aprovações internacionais. Os encontros englobam aulas preparatórias para processos seletivos universitários, provas de conhecimento – como o Scholastic Aptitude Test (SAT) -, testes de inglês como segunda língua e processos de seleção para bolsas de estudo no exterior.
Além do estudo para a aprovação em instituições estrangeiras, incentivamos e preparamos nossos alunos para participar de competições e eventos mundiais. A participação nessas atividades, além de ser extremamente rica para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico, é essencial para o processo de aplicação das universidades mais concorridas e renomadas do mundo.
Itinerário Formativos
Itinerário Formativos
Os Itinerários Formativos são conjuntos de disciplinas, projetos e oficinas que os estudantes poderão escolher cursar durante o Ensino Médio.
Eles representam a principal mudança introduzida com o Novo Ensino Médio e surgiram com o objetivo de substituir o currículo único por um modelo de aprendizagem mais flexível e diverso, atendendo melhor às necessidades dos jovens.
A carga horária do Novo Ensino Médio será dividida entre os itinerários formativos e as disciplinas obrigatórias estipuladas na BNCC.
Curso de Inglês - Leffler Immersion
Curso de Inglês – Leffler Immersion
O Leffler como uma escola olímpica e internacional busca oferecer aos nossos alunos as melhores oportunidades mundiais. E muitas dessas oportunidades requisitam a língua inglesa. O Leffler Immersion busca suprir essa necessidade dos nossos alunos, trazendo a formação da língua do nível mais básico ao mais avançado desde o Ensino Fundamental II.
O curso trabalha a língua inglesa sob a perspectiva da Abordagem Comunicativa, tendo em vista o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas (speaking, reading, writing e listening) e em paralelo trabalha as habilidades sociais e socioemocionais (pensamento crítico, responsabilidade social, colaboração, pensamento criativo, comunicação e aprender a aprender).
O Leffler Immersion é realizado no turno vespertino e conta com os materiais das principais editoras de inglês, a Cambridge, a Oxford e a MacMillan.
Protagonismo e Projeto de Vida
Protagonismo e Projeto de Vida
Um dos nossos grandes diferenciais é que, para além da preparação para o vestibular, o Colégio Leffler prepara o aluno para a vida. Pensando nisso, desenvolvemos projetos para estimular as habilidades socioemocionais dos estudantes, competências que geram grande impacto na vida dos nossos alunos.
No Protagonismo e Projeto de Vida será desenvolvido um trabalho que potencialize um processo de autoconhecimento, busca pela autonomia e autoria. A fim de alcançar esses objetivos, serão propostas atividades que incentivem a participação e o engajamento dos alunos, que possibilitem a escuta, o levantamento de hipóteses, a argumentação e a resolução de problemas. Para isso, serão trabalhados conceitos estruturantes para o itinerário como um todo, tais como, ideologia, ética, empreendedorismo, e pirâmide das necessidades de Maslow.