Hoje saímos no jornal A Tarde com uma matéria falando sobre o novo ensino médio, o melhor jeito de ensinar, várias formas de aprender. Confira a matéria completa:

O MELHOR JEITO DE ENSINAR.
VÁRIAS FORMAS DE APRENDER.

Como a digitalização, introdução da Inteligência Artificial e aplicação da Neurociência revolucionou os processos educacionais.

A revolução da informação impulsionou escolas e centros educacionais a trabalhar com a educação 4.0: eles preparam os alunos de hoje para um novo mercado de trabalho onde a tecnologia e a proatividade terão um papel fundamental. Nascido com esse viés acolhedor, tecnológico e inovador, o Colégio Leffler alcançou resultados expressivos, nacionais e internacionais, representando a Bahia em grandes centros universitários, no Brasil e no mundo. Fazendo com que o estudante adquira assim uma formação para atuar dentro e fora do país. Porém, ainda que conscientes e felizes com os resultados, a escola entende a responsabilidade de prosseguir inovando pelo sucesso dos jovens: chegou à educação 5.0.

Não se trata aqui de uma questão de modismo, mas de efetividade no processo de aprender e contribuir com o formar amplo do indivíduo. A educação 5.0 alia a capacidade de compreensão e ação nesse novo mundo tecnológico, com habilidades socioemocionais, já contempladas nas diretrizes da BNCC e no Novo Ensino Médio.

Colaboração, comunicação, criatividade, adaptabilidade, persuasão, inteligência emocional, empatia, iniciativa, liderança, resiliência, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos são tão importantes quanto o compreender e ser competente nas novas relações sociais e de trabalho. “A tecnologia não tem propósito em si mesma. Ela é ferramenta importante, mas o alvo está no conhecimento e autoconhecimento para um projeto de vida”, afirma Breno Gramacho, professor e diretor de tecnologia da escola. O Colégio Leffler utiliza de análise de dados e sistemas autônomos para entender o processo de ensino-aprendizagem da própria escola, premiando e incentivando os estudantes que desenvolvem as chamadas soft skills (como autonomia, criatividade e resiliência).

“Aqui no Leffler, a prova é parte do preparo para os vestibulares, mas o pouco que fazemos dia a dia nos prepara para a vida”, afirma se referindo ao processo de aquisição automática de dados dos alunos, permitindo o acompanhamento da família e estimulando a parceria familiar. A escola também investe na percepção consciente da inteligência emocional nos estudantes, com profissionais especializados, como a Dra. Marcela Andrade. A multicompetência profissional em prol de um indivíduo cidadão pleno.

O Diretor Geral e Professor Humberto Prates é um especialista na arte de ensinar: “O importante é ver os olhos dos alunos brilharem.” Estudantes do ensino médio participando de olimpíadas científicas de todas as áreas, desenvolvendo projetos de pesquisa e iniciação científica em temas de destaque do planeta, posicionando-se como diplomatas nas simulações das Nações Unidas – LEFFLER MUN, e ainda sendo aprovados nos vestibulares mais concorridos do país (UFBA, ITA, IME, USP, UNICAMP e Bahiana de Medicina). Um descobrir de competências e habilidades. “Aqui o aluno está feliz em aprender.”, comenta o professor Humberto.

Essa vivência no aprender será agora estendida aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais. Além das séries do Ensino Médio, o Colégio Leffler amplia suas ações para o sucesso de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “É trabalhar com muito carinho e amor. Somos apaixonados por educação”. O aluno se sente muito mais seguro quando percebe que tem alguém ao seu lado. Sentimento vivido pela Diretora Pedagógica Luciene Bastos. A educação 5.0 chegou, o Novo Ensino Médio chegou, e o Colégio Leffler está preparado para mais este desafio. Mais do que celulares, precisamos de pessoas realmente conectadas com um futuro para todos. Conecte-se você também ao 5.0.